Gestão e planejamento financeiro para produtores rurais e profissionais do agronegócio

Finanças do Agro vai ao ar pelo canal Terraviva e tem a apresentação de Beatriz Machnick

A nova coluna Finanças do Agro,do canal Terraviva, segue com o propósito de trazer conteúdos relevantes da área financeira para o universo rural. Comandado pela contadora, consultora em gestão financeira e mestre em governança e sustentabilidade Beatriz Machnick, o programa vai ao ar às terças e quintas-feiras, às 17h, no canal do YouTube do Terraviva. Na plataforma, produtores rurais de todo o Brasil e demais internautas têm a possibilidade de interagir com a especialista. 

A coluna também é exibida na TV, no programa Bem da Terra, às quartas e sextas-feiras.  “O objetivo é trazer de forma simplificada o controle e a estruturação financeira aos produtores rurais, agroindústrias e demais profissionais que atuam no agronegócio”, afirma Beatriz Machnick.

Para Beatriz, que é autora de três livros na área de finanças e formação de preços, o financeiro é o coração do negócio: se ele não estiver estruturado ou parar de funcionar, as demais áreas serão afetadas. Além disso, ocorrerão perdas, inadimplências, prejuízos e a receita sofrerá consequências.

Estruturação e análise financeira

A consultora dá algumas dicas para os produtores que almejam estruturar o financeiro da propriedade rural: “separe as contas pessoais e do negócio; não misture as contas e tenha uma divisão clara entre a vida pessoal e o trabalho;  lembre-se de que todo negócio precisa organizar seu fluxo de caixa, com o objetivo de avaliar tudo o que entra e sai no mês; tenha um capital de giro para pagar as despesas; lembre-se de que o sustento do negócio não é o faturamento, mas sim o lucro, que é o valor faturado, menos os custos e as despesas que você empenha para gerar a receita”.

Beatriz ressalta que a maioria dos gargalos estão no financeiro, então, se houver a sensação de que os anos passam, o trabalho aumenta, mas o lucro da propriedade não cresce na mesma proporção, algum problema existe e, geralmente, ele está nessa área, que requer atenção e organização.

Serviço:

Seja apoiador do Finanças do Agro. Para mais informações sobre
patrocínio da coluna que vai ao ar pelo canal Terraviva, entre em contato
pelo e-mail: cmaron@tvterraviva.com.br

Acompanhe o Terraviva nas redes sociais:

Facebook https://www.facebook.com/TVTerraviva/

Twitter https://twitter.com/tvterraviva

Instagram https://www.instagram.com/canalterraviva/

Beatriz Machnick é contadora, especialista em controladoria e finanças, mestre em governança e sustentabilidade. É professora e consultora em gestão financeira. Também é sócia-fundadora da BM Consultoria em Precificação e Finanças. Autora dos livros Gestão Financeira na Advocacia – Teoria e Prática (2020), Valorização dos Honorários Advocatícios – O Fortalecimento da Advocacia através da Gestão (2016) e Honorários Advocatícios – Diretrizes e Estratégias na Formação de Preços para Consultivo e Contencioso (2014).

Sobre o canal – O Terraviva é o canal de agronegócios e um dos principais veículos do segmento no país. É uma marca forte e reconhecida que leva ao telespectador do campo e da cidade a informação completa e o debate essencial sobre a agropecuária brasileira. Sua atuação é multitela, o que o torna um dos únicos canais do setor a integrar TV paga, internet e aplicativos. Leilões virtuais e presenciais de Norte a Sul do país são transmitidos via satélite por suas unidades móveis. Conta com transmissão de alta definição pelas antenas parabólicas.